quinta-feira, 20 de novembro de 2014

TRABALHANDO O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas  da APAE de Descanso/SC, desenvolve ações de apoio, informação, orientação e encaminhamento, extensivas aos familiares, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, de caráter preventivo ao isolamento.
As responsáveis técnicas Assistente Social Juliana Francescon e Psicóloga Daniela Brugnerotto, confeccionaram uma guirlanda de Natal, em forma de mãos com EVA, que significam a união, e representam a prosperidade, evolução e recomeço,  para serem entregues as famílias atendidas no serviço de atendimento a domicilio para pessoas com deficiência e idosas.
Primeiramente trabalhou-se com os alunos na escola APAE, qual o verdadeiro sentido do Natal para eles, onde cada um pode falar e interagir com os demais colegas e profissionais.
Durante o dia 19 de Novembro, a Assistente Social e Psicóloga fizeram a entrega e colocação das guirlandas nas residencias das famílias atendidas, desejando a todos  Feliz e Abençoado Natal.

























terça-feira, 18 de novembro de 2014

Palestra para Grupo de Cuidadores - "Cuidando de quem Cuida"

   A Psicóloga Daniela Brugnerotto e a Assistente Social, Juliana Francescon, da APAE,  palestraram na tarde do dia 18 de Novembro para o Grupo de Cuidadores " Cuidando de quem Cuida ". Este grupo é coordenado pelo CRAS do município de Descanso, sendo que participam cuidadores de pessoas com deficiência e idosos. 

   As palestrantes abordaram assuntos de interesse das participantes, como: direitos das pessoas com deficiência e idosos, bem como fazer para acessa-los. Abordou-se ainda sobre a qualidade de vida do cuidador, haja vista que o cuidador principal é a pessoa que despende um tempo maior com os cuidados do individuo com necessidades especiais, ela pode estar exposta a uma série de consequências devido a esse fato. Assim, pode vir a ter desgastes físicos, psicológicos ou emocionais devido à sobrecarga a que está submetido.
    Pensando na qualidade de vida dos cuidadores é que o CRAS, juntamente com a APAE desenvolvem estas atividades, na forma de terapia em grupo.
  Estiveram participando 14 cuidadoras, e de acordo com elas o encontro foi muito produtivo.
 




No final do encontro foi entregue uma lembrança para cada cuidadora, lembranças essas confeccionadas pelas  psicóloga e Assistente Social  da APAE, em parceria com o CRAS.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

GRUPO DE ORIENTAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO E SAÚDE DA MULHER.

A psicóloga Daniela Brugnerotto, da APAE Descanso desenvolveu nesta semana atividade diferenciada para grupo de alunas da Escola Especial Mauricio Dalla Vechia – Descanso. Teve como objetivo principal prestar orientações sobre prevenção e saúde da mulher, gravidez indesejada, outubro rosa - auto-exame, e doenças sexualmente transmissíveis.
Objetivou-se ainda, informar e orientar as mulheres e adolescentes/ alunas da APAE sobre prevenção de doenças bem como orientação ao uso de anticoncepcionais e avaliações medicas regulares. O encontro foi realizado na Escola, através de uma roda de conversa e interação entre profissional e as alunas, para que assim pudessem refletir sobre a própria sexualidade, reconhecendo melhor seu corpo e os cuidados necessários, para dessa forma, tomar decisões conscientes, respeitando o próprio corpo, procurando as melhores formas de se proteger.

No decorrer do encontro abordou-se também assuntos referentes a família, escola, amizades e limitações encontradas na sociedade. 















PALESTRA PARA GRUPO DE GESTANTES.

   A Assistente Social, Juliana Francescon, da APAE Descanso ministrou  palestra  para Grupo de Gestantes do ESF I, de Descanso/SC. Esta palestra  faz parte do Projeto de Prevenção de Deficiências  Físicas, Mentais e Sensoriais, desenvolvido pela escola especial.


     Objetivou-se, informar e orientar as futuras mães, sobre as causas de deficiência durante a gravidez e após o nascimento, bem como, as ações que devem ser realizadas para prevenir as várias formas de deficiência, sejam elas, físicas, mentais e sensoriais. Orientou-se também quanto aos encaminhamentos e tratamentos necessários. 
    A APAE agradece a oportunidade e  parceria com Secretaria de Saúde e CRAS, e espera poder dar continuidade a este trabalho no decorrer de 2015.