terça-feira, 17 de março de 2015

PILATES E ISOSTRETCHING UMA ABORDAGEM MAIS QUE ESPECIAL


     O atendimento fisioterapêutico na APAE de Descanso inova quanto à abordagem das sessões em grupo com os alunos, o trabalho realizado visa complementar a cinesioterapia tradicional através de exercícios e posturas baseadas no método Pilates e Isostretching, adaptando o desempenho das atividades conforme a limitação de cada paciente.
     Previamente realizou-se uma triagem elencando os alunos que tivessem boa compreensão de comando verbal, sendo que todos apresentaram em avaliação fisioterapêutica, alteração postural, limitações de movimentos articulares,  encurtamentos e fraqueza muscular, diferentes graus de tônus muscular.
     Segundo a fisioterapeuta Samara Luiza de Oliveira: “Ambas as técnicas tem por finalidade aperfeiçoar o equilíbrio, a força e a flexibilidade, além de trabalhar a coordenação motora, melhorar a postura e a conscientização corporal, aumentando assim a mobilidade das articulações, promovendo um relaxamento global por meio do controle da respiração”.
     O objetivo principal de unir as técnicas e elaborar exercícios diferenciados para alunos com deficiências físicas e mentais é aperfeiçoar ao máximo as potencialidades de cada um, tornando-os cada vez mais independentes nas atividades de vida diária, melhorado assim a qualidade de vida, aprimorando a condição física e a saúde, proporcionando maior ativação e controle neuromuscular.
     Os atendimentos ao grupo ocorrem semanalmente, com durabilidade de uma hora, ao todo participam seis alunos que revezam quinzenalmente em dois subgrupos. São utilizados colchonetes, bolas, bastões, faixas elásticas para execução dos exercícios, sempre ao término das sessões realiza-se um relaxamento global.

Samara Luiza de Oliveira - Fisioterapeuta
                  CREFITO 10 189186-F
 Estabilização coluna vertebral.
 Manutenção Postural


 Mobilidade ativa de MMII.
 Fortalecimento em isometria de MMII.

 Fortalecimento de MMSS e isometria de MMII.