MEU FILHO É SURDO? O QUE DEVO FAZER!
A
confirmação da surdez de uma criança é muito traumatizante para os pais
ouvintes e causa grande impacto no sistema familiar, rompendo-se as
expectativas e alterando o relacionamento afetivo, social e a comunicação da
família com essa criança. A criança surda, devido ao déficit auditivo, terá
dificuldades em ouvir os sons da fala e do meio ambiente impossibilitando-a de
uma aquisição espontânea e efetiva da língua oral. Neste momento
observa-se a importância da Triagem Auditiva Neonatal. Segundo a Fonoaudióloga
da instituição, Bruna Cecin Grzebieluchas, quando o exame de Emissões
Otoacústicas Evocadas/TESTE DA ORELHINHA é realizado já nos primeiros meses de
vida do bebê, há possibilidades de diagnosticar/tratar quando há alguma
alteração, oferecendo à criança acompanhamentos como: terapia fonoaudiólogica,
aparelhos auditivos e/ou implante coclear.
Inserir o aluno com deficiência auditiva no ensino regular é valorizar a diversidade humana e gerar uma vida comunitária. Para a criança, surda ou não, o desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais é uma condição importante para o crescimento dela como ser humano. Todo 23 de abril comemora-se o Dia Nacional da Educação para os Surdos. A linguagem é essencial para a vida em sociedade e é através dela que partilhamos nossas emoções, ideias e experiências.
O aluno com deficiência auditiva têm mais dificuldades no aprendizado do ensino regular, eles se comunicam por meio da língua gestual e compreendem apenas fragmentos das frases, na linguagem de sinais há variações linguísticas por conta do regionalismo ou sotaques e não se usa os artigos, portanto a escrita deste aluno também é diferente e implica no conhecimento de uma nova língua.
Como ferramenta de ensino para essas crianças com necessidades especiais, já existem livros didáticos e histórias infantis em CD Room que apresentam um intérprete traduzindo cada palavra ou desenho. Nos jogos educativos, como o da memória por exemplo, o aluno vira a peça que tem uma figura e depois tem que achar a outra peça que mostre o gesto em libras que representa aquela imagem.
Para ajudar a incluir esses alunos surdos no processo educativo podemos começar aprendendo o alfabeto e os numerais em LIBRAS:
FONTE: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2012/04/23/dia-nacional-da-educacao-para-surdos/
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