quinta-feira, 22 de maio de 2014

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Na última terça – feira dia 13 de maio de 2014, aconteceu uma mobilização na cidade de Descanso/SC em comemoração ao dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o lema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.
            Diversas atividades foram realizadas, como panfletagem pelas ruas e comércio local, informações foram prestadas a população que passaram pela barraca montada na praça ao lado do Posto de Saúde Municipal, e a realização de pedágio com entrega de material informativo, em frente ao Restaurante Carga Pesada.
            O evento contou ainda com palestra à noite no Clube SAD, proferida pelo Promotor de Justiça da Comarca de Descanso, sendo que mais de 100 pessoas se fizeram presentes.
            De acordo com Juliana Francescon, Assistente Social da APAE de Descanso e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, o trabalho em rede, e campanhas como estas são fundamentais para que se previnam casos de abuso, exploração sexual e até estupro contra crianças e adolescentes. No município, casos como estes foram identificados e encaminhados aos órgãos responsáveis através de denúncias efetuadas pela sociedade, mas acredita-se que ainda há casos que estão ocultos e precisam ser identificados.
            Cada um de nós pode agir, fazendo sua parte, protegendo as crianças e adolescentes. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar ao Conselho Tutelar, Disque 100, CRAS, Fórum, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Delegacia de Policia e nas escolas para os professores orientadores e diretores.
            A ação foi organizada pelo CRAS em parceria com a Secretaria Municipal do Bem Estar Social, Secretaria Municipal de Educação e Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Ministério Público, Poder Judiciário, Policia Militar e APAE.

            A Escola Especial Mauricio Dalla Vecchia – APAE esteve representada pela Assistente Social, Psicóloga, Diretora, Orientadora Pedagógica, e membros da diretoria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário