quinta-feira, 14 de maio de 2015

15 DE MAIO - Dia do/a Assistente Social

                 No dia 15 de Maio comemora-se o dia do /a Assistente Social.
            A Escola Especial Mauricio Dalla Vecchia APAE – de Descanso SC, conta com a profissional de Serviço Social Juliana Francescon, para atender as demandas dos alunos e seus familiares.
        Constituem algumas competências do Assistente Social, conforme o Art. 4º do Código de Ética do/a Assistente Social: elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social, encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população, orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos, planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.
            A Assistente Social da Instituição realiza encaminhamentos de benefícios sociais, entre eles o BPC/LOAS – Benefício de Prestação Continuada a Pessoa com Deficiência, Pensão Especial para Pessoas com Deficiência, Carteirinha de Passe Livre Federal e Estadual, entre outros serviços.
            Além de encaminhar os benefícios, realiza acompanhamento com os beneficiários e suas famílias, em especial com os beneficiários do BPC/LOAS.        
            No mês de Março a Assistente Social, realizou atividade diferenciada com os alunos em grupo, envolvendo as turmas da Oficina Pedagógica Protegida e Ocupacional.          Através da atividade, buscou-se trabalhar com os alunos beneficiários do BPC/LOAS, Pensão Estadual para Pessoas com Deficiência e Pensão por Invalidez, o que é o beneficio, para que pode ser utilizado, como melhor utilizar o valor do beneficio, bem como questionar o conhecimento dos alunos quanto ao recebimento do beneficio.
            A profissional interagiu com o grupo, realizando recortes de jornal e revista, colagem em cartolina e confecção de cartinha informativa que foi disponibilizada para os alunos levarem para suas famílias.  Enfatizou-se que nenhum aluno (a) deve sentir-se invalido ou incapaz para suas famílias e sociedade, pois cada um deles tem suas potencialidades, e contribuem nas despesas da família, haja vista que, recebem o beneficio.
            Ainda, com o objetivo de trabalhar com as famílias/ responsáveis legais e beneficiários do BPC/LOAS, no dia 30 de Abril, em parceria com o CRAS – Centro de Referencia e Assistência Social de Descanso aconteceu na APAE palestra com o tema “Dar e Receber Afeto”, a qual foi de grande relevância para os participantes.
            O trabalho realizado com os alunos e seus familiares é continuo e novos encontros ocorrerão no decorrer do ano.


                                       Atividade realizada em grupo com os alunos





Palestra " Dar e Receber Afeto"

terça-feira, 5 de maio de 2015

APAE de Descanso participou do II Seminário Estadual de Prevenção de Deficiências.

            

     APAE de Descanso participou do II Seminário Estadual de Prevenção de Deficiências - Florianópolis/SC - Promovido pela FEAPAEs SC em parceria com a ALESC (Comissão de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência), no mês de abril representada pela psicóloga Daniela Brugnerotto.
          No encontro foram abordados assuntos como Aconselhamento Genético, ferramenta para Prevenção de deficiências. Os caminhos para a Prevenção. Agravos Psiquiátricos na Deficiência Intelectual, como evitar? Efeitos dos remédios que a mãe ingere na gravidez. Momentos preciosos de aprendizagem e troca.
        Já que APAE de Descanso vem desenvolvendo o projeto de prevenção das deficiências físicas, mentais e sensoriais desde 2012, o projeto é desenvolvido pelos profissionais da APAE (professores) e pela equipe do SUS (Sistema Único de Saúde).
           O Projeto esta sob coordenação de Bruna C. G. Ghissi (fonoaudióloga) e tem por objetivo orientar  crianças, jovens e adultos na prevenção de  deficiências; Capacitar profissionais da saúde, da educação e da assistência social para identificar sinais de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor para prevenção na forma de reabilitação e estimulação essencial; Disseminar medidas simples que possam evitar deficiências; Divulgar que “a prevenção é mais barata e mais eficaz.”
        As Professoras e profissionais da saúde da Escola Especial Maurício Dalla Vecchia, tem como objetivo ainda desenvolver atividades de Prevenção Primária, Secundária e Terciária de deficiências físicas, mentais e sensoriais na comunidade.

                                              Profissionais presentes no evento.