quinta-feira, 14 de maio de 2015

15 DE MAIO - Dia do/a Assistente Social

                 No dia 15 de Maio comemora-se o dia do /a Assistente Social.
            A Escola Especial Mauricio Dalla Vecchia APAE – de Descanso SC, conta com a profissional de Serviço Social Juliana Francescon, para atender as demandas dos alunos e seus familiares.
        Constituem algumas competências do Assistente Social, conforme o Art. 4º do Código de Ética do/a Assistente Social: elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social, encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população, orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos, planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.
            A Assistente Social da Instituição realiza encaminhamentos de benefícios sociais, entre eles o BPC/LOAS – Benefício de Prestação Continuada a Pessoa com Deficiência, Pensão Especial para Pessoas com Deficiência, Carteirinha de Passe Livre Federal e Estadual, entre outros serviços.
            Além de encaminhar os benefícios, realiza acompanhamento com os beneficiários e suas famílias, em especial com os beneficiários do BPC/LOAS.        
            No mês de Março a Assistente Social, realizou atividade diferenciada com os alunos em grupo, envolvendo as turmas da Oficina Pedagógica Protegida e Ocupacional.          Através da atividade, buscou-se trabalhar com os alunos beneficiários do BPC/LOAS, Pensão Estadual para Pessoas com Deficiência e Pensão por Invalidez, o que é o beneficio, para que pode ser utilizado, como melhor utilizar o valor do beneficio, bem como questionar o conhecimento dos alunos quanto ao recebimento do beneficio.
            A profissional interagiu com o grupo, realizando recortes de jornal e revista, colagem em cartolina e confecção de cartinha informativa que foi disponibilizada para os alunos levarem para suas famílias.  Enfatizou-se que nenhum aluno (a) deve sentir-se invalido ou incapaz para suas famílias e sociedade, pois cada um deles tem suas potencialidades, e contribuem nas despesas da família, haja vista que, recebem o beneficio.
            Ainda, com o objetivo de trabalhar com as famílias/ responsáveis legais e beneficiários do BPC/LOAS, no dia 30 de Abril, em parceria com o CRAS – Centro de Referencia e Assistência Social de Descanso aconteceu na APAE palestra com o tema “Dar e Receber Afeto”, a qual foi de grande relevância para os participantes.
            O trabalho realizado com os alunos e seus familiares é continuo e novos encontros ocorrerão no decorrer do ano.


                                       Atividade realizada em grupo com os alunos





Palestra " Dar e Receber Afeto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário