INTEGRAÇÃO SENSORIAL
A Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza
as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando
assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o
uso eficiente do mesmo no ambiente.
O método visa à quantidade e a qualidade
de estímulos proporcionados ao sujeito, para que busque um equilíbrio modulado,
dando assim, uma resposta que esteja de acordo com suas capacidades e com o
meio, melhorando o desempenho de do aluno (a), em seu processo de aprendizagem.
Os cinco sistemas sensoriais (auditivo,
visual, vestibular, proprioceptivo e tátil) dão as bases para o desenvolvimento
das capacidades funcionais básicas que permitirão o desenvolvimento de
habilidades mais complexas.
Sendo assim, quando ocorre a alteração
sensorial, ela interfere em algumas áreas que nas quais comprometem o
desenvolvimento do (a) aluno (a) tais como: distúrbios neuropsicomotores,
sensoriais, déficit de aprendizagem e linguagem dentre outras.
Nesse caso a intervenção é direcionada
nesses sistemas citados anteriormente no qual é realizada uma avaliação para
identificar as limitações sensoriais ocasiona o atraso do desenvolvimento do aluno
(a) promovendo um aprimorando no desempenho ocupacional e educacional.
Vale ressaltar que as atividades de
integração sensorial podem ser realizadas com todos profissionais da saúde e pedagogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário